Barracão. Manoel Caetano (in memoriam) atuou por três mandatos, de 1952 a 1964; homenagem foi recebida pela filha, Eni

Nesta segunda-feira, dia 08, o presidente do Legislativo de Barracão, vereador João Carvalho de Freitas, realizou a entrega de uma placa a Eni Souza Lopes, em homenagem aos serviços prestados por seu pai, Manoel Caetano de Souza. Manoel foi vereador por três mandatos em Barracão, eleito na primeira, segunda e terceira legislaturas, entre 1952 e 1964.

Manoel nasceu no Rio Grande do Sul e mudou-se para a linha Santo Ângelo, interior de Barracão, onde formou família. Antes, ele também morou na linha Separação.

Na semana que passou, Eni, hoje moradora em Rondônia, visitava a Câmara barraconense quando percebeu o nome do pai nos quadros das legislaturas passadas. “Para mim foi uma surpresa. Vim visitar e de repente vejo que meu pai foi vereador. Eu nasci em 1958 e em 1964, quando ele terminou o último mandato, eu tinha apenas seis anos. E receber essa homenagem foi uma surpresa e uma honra”, disse.

Eni nasceu e cresceu em Barracão, mas, dois anos após o falecimento do pai, em 1980, mudou-se para Rondônia com o marido, Ezoel Simões Lopes, o Nenê. Também em Rondônia, morando com a filha, está a esposa de Manoel, Alzira Antunes de Souza, que em março de 2022 completa 100 anos de idade.

Para o presidente do Legislativo, vereador João Carvalho, o momento foi de agradecer. “Se não fosse o trabalho dos primeiros vereadores, nós não estaríamos aqui. É uma homenagem simples, mas quero que a família leve e guarde essa recordação”, disse.

Também esteve presente Werner Walber, um amigo da família, hoje com 90 anos de idade, que também recordou o período em que foi eleito vereador em Guarujá do Sul, em 1964, na época da Ditadura Militar. “Conheci o Manoel quando ele morava na linha Separação. Eu ia comprar uma coisa ou outra, ele vinha lá em casa, pegar madeira, pegar costaneira. Tem muita passagem para contar”.

Além deles, estiveram presentes amigos e familiares.